ROTA DE SABORES

Comer bem é quase um sonho? Sim! Como descubro aromas, temperos, sabores, endereços?
Siga minhas indicações e conheça locais, ideias e receitas que transformam paladares

Guest User Guest User

FÉ NA CUMBUCA E PÉ A ESTRADA

Nesse mês de maio a Rota dos Sabores resolveu colocar o pé na estrada e descobrir novos sabores e paixões Brasil afora. Os destinos escolhidos foram Salvador e Belo Horizonte, dois terroirs com tremenda personalidade.

Nesse mês de maio a Rota dos Sabores resolveu colocar o pé na estrada e descobrir novos sabores e paixões Brasil afora.

Os destinos escolhidos foram Salvador e Belo Horizonte, dois terroirs com tremenda personalidade.

Vamos começar pelo terroir mineiro,
amor antigo quando o assunto é comida boa.

Eita trem bão, sô!

Bruna Martins 

Proprietária de três estabelecimentos na capital mineira, a Birosca, a Gira e o Florestal, a chef mineira de 32 anos começou a cozinhar como brincadeira. Foi no fogão a lenha do sítio da família que Bruna Martins iniciou sua trajetória gastronômica.   

Na Birosca, sua primeira casa, que ocupa há nove anos uma esquina no tradicional bairro boêmio de Santa Teresa, em Belo Horizonte, possui uma cozinha totalmente feminina, criativa, de inspiração afetiva e repleta de lembranças, seus pratos são criados a partir do imaginário da mulher dona de casa.   

Muitas das suas criações têm início nos recortes dos cadernos de receitas de sua mãe e avós e se apresentam no menu após uma pesquisa cuidadosa sobre o comportamento de mulheres que, mesmo cozinhando de forma compulsória, muitas vezes viam na cozinha um espaço de refúgio e criação. 

Em março de 2022, Bruna inaugurou o Florestal, um restaurante de protagonismo vegetal que traz microprodutores rurais como seus principais fornecedores, além de um menu com comida de rua carregada de referências do mundo todo. 

Participante do programa 'Mestre do Sabor', apresentado por Claude Troisgros na TV Globo, Bruna une os clássicos pratos comidos na infância, com a técnica e recursos de chef e traz brasilidade, consciência política e social, além de muito sabor. 

Bruna Martins também é proprietária da Gira Vinhos, um bar e e-comerce de vinhos no Mercado Novo, focado em vinhos de mínima intervenção, pequenos produtores e rótulos nacionais. 

Se chama Florestal a nova casa da chef mineira Bruna Martins, que ocupa a praça na Av. Assis Chateaubriand, 176, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, a partir de 10 de março.  

Além de buscar referências de diferentes culturas para elaborar o menu, Bruna também fez um trabalho cuidadoso de pesquisa para ser abastecida com produtos oriundos de pequenos produtores rurais e de cultivo agroflorestal. O resultado é uma casa que valoriza uma cadeia de produção focada nos pequenos. 

Um salão amplo e bem iluminado é tomado pelos vidros que substituem paredes, inspirados nos vitrais de antigas estufas, integrando os espaços num ambiente repleto de muito verde! "Viajei para São Paulo buscando referências em cafés e restaurantes, mas foi visitando as floriculturas que encontrei o que queria", explica a chef.   

Plantas, tons terrosos, móveis de jardim, tudo contribui para criar uma atmosfera de floresta no Florestal. Inclusive, para a hora de servir, Bruna optou pelo barro nos copos e nos pratos, garimpando toda a louça em casas de jardinagem.  Também oferece apenas copos e taças de vidros reciclados, fortalecendo seu comprometimento com a sustentabilidade. 

O menu traz opções para dividir ou petiscar. "A ideia é ocupar a praça, então além do salão com 35 lugares, temos um balcão servindo conservas, vinagrete de polvo, escabeche de sardinha fresca, entre outras sugestões que cabem bem com cerveja ou com a seleção especial de vinhos da Gira, meu bar de vinhos naturais".  

Para quem optar por aproveitar o espaço interno, as opções de pratos para duas pessoas passam por diferentes inspirações gastronômicas, como o húmus de cenoura, pão, quibe de berinjela, batata frita, coalhada da casa, com pegada árabe, ou o guacamole defumado, tortilha de milho crioulo nixtamalizadas, milho cubano, mole negro e espetinho de berinjela bezuntada, estilo mexicano. Uma opção bem brasileira é o baião de dois, farofa de jiló, banana dourada, ovinho frito, com a possibilidade de acrescentar linguiça caipira. 

Para sobremesa, as sugestões são o sundae de matchá com farofa de biscoito de nata, pé-de-moleque de pistache e calda de limão, ou o banoffe split que leva banana, crumble de doce de leite e merengue. 

Funcionando há 8 anos num casarão antigo no bairro de Santa Tereza, em BH, a Birosca é um mergulho profundo na culinária familiar, da mulher mineira que se apodera dos conhecimentos adquiridos no convívio familiar e social.    

 Muitas das receitas foram retiradas de livros de sua mãe e avós, escritos à mão, recortadas de revistas ou embalagens antigas. Um acervo guardado com carinho e usado para criar um tempero com memória.     

A alta gastronomia afetiva, feita com técnica e qualidade, elaborada somente por mulheres e servida em louças garimpadas em brechós de BH, é o que se faz presente no restaurante da chef. 

Sobre a Gira

A Gira Vinhos é o primeiro bar e e-commerce de vinhos de Belo Horizonte que, em sintonia com uma das mais fortes correntes atuais do mundo dos vinhos, se especializou em rótulos naturais, orgânicos e artesanais. 

Também tem foco na pesquisa e difusão do vinho mineiro, além de sério trabalho de garimpo dentro e fora do Brasil, reunindo clássicos atemporais e novidades da vitivinicultura contemporânea. 

O objetivo da GIRA é promover produtos que respeitam os trabalhadores agrícolas, o meio ambiente e o consumidor, dar visibilidade a produtos locais e difundir de maneira acessível a cultura do vinho. 

 Florestal 

Avenida Assis Chateaubriand, 176 – Floresta – Belo Horizonte 
Horário: Quinta-feira: 18 às 23h 
Sexta-feira: 17h às 23h 
Sábado: 12h às 23h 
Domingo: 12 às 18h 
 

Birosca    

Rua Silvinópolis, 483 – Santa Tereza. Belo Horizonte | MG      
Tel.: (31) 98951-4046.      
Horário: Quarta e quinta de 18h às 23h      
Sexta: 12h às 15h30 – 18h às 23h     
Sábado: 12 às 23h     
Domingo: 12h às 16h 

Gira Vinhos 

Avenida Olegário Maciel, 742 – Mercado Novo - Belo Horizonte 
Horário: Quarta a sexta de 18h às 23h 
Sábado: 12h às 0h 
Domingo: 12h às 18h 

Instagram @gira.vinho


Bahia terra da felicidade.

Eu sou completamente apaixonada pela Bahia, isso todos já sabem.

Sempre que quero recarregar as baterias, trato de ir respirar aquele ar de maresia, cajá e coco.

Meus avós maternos viveram lá no início do século passado e mainha nasceu em Salvadô.

Tive o privilégio de ter uma baiana na família, meu anjo da guarda, Baianinha meu amor, irmã de criação, foi adotada por minha avó ainda pequerrucha e que viveu ao nosso lado por uma vida inteira.

Voltando as origens, em Salvador come-se muito bem na casa dos chefs Fabrício e Lisiane do restaurante Origem.

Natural de Salvador, Fabrício Lemos morou 14 anos nos Estados Unidos, onde se formou pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. Durante o período em que morou no exterior, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton - Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Florida -, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Foi ali também que aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar.

Retornou a Salvador em 2010 disposto a disseminar uma nova gastronomia local. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, Fabrício foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare, onde propôs um menu mais sutil em sabores e mais sofisticado na apresentação. trabalhou também no Amado de Edinho Engel, onde em dupla ganharam vários prêmios.

Recomendo muito para os que tem na agenda esse destino, o trabalho autoral do Restaurante Origem.

Parceira e esposa, a chef Lisiane Arouca começou a se interessar pelos doces ainda na infância. Nas férias em Ilhéus, enquanto seus primos e irmãos brincavam na rua, ela não saía da cozinha de suas tias confeiteiras. Ainda muito jovem, começou a formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou para encontrar sua plataforma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu então seguir carreira na culinária, se formando em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac.

Trabalhou em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas, e foi sócia proprietária do 4Chef's, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2016, abriu o Origem em sociedade com o chef Fabrício Lemos, seu marido.

Restaurante Origem

Alameda das Algarobas 74 - Caminho das Árvores. Salvador, Bahia.
Tel.: (71) 99202-4587.
Terça a sábado, das 19h às 23h, apenas com reserva.
Delivery: de terça a sábado, das 18h às 21h.
Capacidade reduzida: 22 lugares.
Menu degustação: R$ 200, sem bebidas; R$180 vegetariano.
C.c.: Visa, Mastercard, Amex, Elo, RedeShop. Não aceita cheques.


Leia mais
Guest User Guest User

ROTA DE SABORES

Essa semana escolhi 5 lugares que todos precisam conhecer e provar. O número 1 é o Projeto A.mar.

Essa semana escolhi 5 lugares que todos precisam conhecer e provar. O número 1 é o Projeto A.mar.

Projeto A.mar

O Projeto A.mar nasceu do olhar curioso e amoroso de Rodolfo Vilar que desde 2003 mergulhou na comunidade do Bonete em Ilha Bela e foi beber da fonte da cultura caiçara. Depois de muitas navegadas, jantares no fogão a lenha e muita história para contar o inquieto empresário de Pinheiros, tirou o terno e vestiu o avental! E junto com uma rede de parceiros trouxe ao mundo estes saberes e sabores do mar e as tecnologias de conservação e beneficiamento de pescado num super laboratório multidisciplinar sediado na Vila Salga, antigo local de salgar peixes na Ilha Bela. Ali recomendo que vá com tempo e sede de conhecimento! Aí Rodolfo vai receber você com seu avental azul e uma pinça de cientista cozinheiro no bolso para uma visita guiada pelas estações de beneficiamento de pescado do Lab: corte, defumação, secagem entre outras alquimias! E ao final tem uma mesa de degustação das maravilhas A.MAR como: botarga, conservas de polvo, mexilhões e lula, karasumi, copa de atum, peixes defumados, ovas na latinha, garum e vinhos. Agora se organize pois as visitas tem que ser agendadas com antecedência pois a agenda do Lab tá concorrida!

Para mais informações e compra de produtos entrar contato pelo direct do instagram @projetoa.mar


Doceria Doce de Laura

O número 2 são os biscoitos com sabor da minha infância e que descobri na confeitaria da Laura Estima.

BISCOITINHOS DA LAURA

A Laura faz biscoitinhos na que são um primor!

Eles são a própria história dela, a hoteleira gaúcha que criou a confeitaria em São Paulo há quase 30 anos, em 1993. Os biscoitinhos de canela, como spekulatius da cultura alemã, os de mel com chocolate ou com glacê colorido são lembranças da infância da guria. E ainda tem a decoração, que é parte da diversão que ela tem com o produto. A outra parte é ver a gente comer os biscoitos com café, com chá, a qualquer hora. E agora tem embalagens fofas para eles – em vidros, saquinhos, pacotinhos. Da Páscoa ao Natal, qualquer data festiva fica saborosa com os biscoitos da Laura de presente.

Doceria Doce de Laura

Rua Luminárias, 94 - Vila Madalena - (próximo ao metrô Vila Madalena) São Paulo/SP

De terças a sábados - das 10h às 18h - Serviço no local | Retiradas | Delivery

Reservas e Encomendas: 11 9 6845-6545 11 3811-9669


Queijaria Bela Fazenda

Sou apaixonada por queijos, para a alegria e deleite de todos nós o Brasil tem queijos de excelente qualidade.

Conheci a Carol, que é a “mestre queijeira” da Queijaria Bela Fazenda, espetáculo de queijo e de mulher!

Ela cresceu na fazenda dos pais e se formou em veterinária, a produção fica em Bofete, interior de SP.

Quando decidiu que gostaria de fazer queijos partiu para o Canadá onde aperfeiçoou a técnica de fazer queijos artesanais, maturados inspirados em técnicas europeias.

O resultado é fantástico, recomendo que provem.

Um bom queijo, uma taça vinho, uma frugal salada e o jantar estará pronto.

As compras podem ser feitas on line no @queijariabelafazenda no instagram.

Para os que amam queijo, podem marcar uma visita guiada com degustação na fazenda.

Bom proveito!

https://www.belafazenda.com/


Patricia Polatto e a Real Bragança

Patricia sabe tudo quando o assunto são os suínos e os produtos que deles derivam.

Um atelier artesanal e super profissional em Bragança Paulista com produtos frescos e muito bem executados.

Sou fã do pastrami e do brisket,das variadas linguiças,inclusive fizemos um sabor em parceria,provolone e rúcula que ficou estupenda.

Além disso cortes curados e defumados como a pacetta e o lardo.

Para comprar entre em contato direto com a Patrícia no telefone.

Linguiçaria Real Bragança

Whatsapp 11 97281-7924
Instagram @realbraganca


Pizzaria Carlos

Que a Carlos Pizza é uma das melhores pizzarias de SP,todo mundo já sabe.

Eu adoro as pizzas e tb as entradas todas deliciosas, como as burratas, carpaccios e berinjela e cogumelos no forno a lenha.

O que gostaria de compartilhar com vcs é a experiência que tive com as pizzas congeladas da Carlos, que são ótimas para se ter sempre no freezer e resolver aquele jantar de última hora.

Marguerita, Toscana, Pepperoni, Calabresa e a vegetariana de Zucchini agrada a família inteira,

Fininhas, leves, não ocupam lugar no freezer, são feitas com excelentes ingredientes.

Vale provar.

Também dá pra pedir pelo delivery ou buscar nas lojas da Tietê ou da Harmonia na Vila Madalena.

Vai lá!

@carlospizza_sp


Leia mais
Guest User Guest User

FALA AÍ CARLOTA

Sugestões de lugares visitados pela chef Carla Pernambuco.

Sugestões de lugares visitados pela chef Carla Pernambuco.

Nelita

Italiano autoral contemporâneo, o Nelita, da chef Tássia Magalhães, oferece massas produzidas na casa e uma ampla variedade de vegetais que, muitas vezes, são a estrela principal do prato, como é o caso do aspargo confit servido com beurre Blanc, lardo e bottarga e do risoto com brócolis, soro de iogurte e azeite de ervas.

Deslumbrante 💚

Nelita
Rua Ferreira de Araújo, nº 330 - Pinheiros.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta das 19h às 23h;
Sábado 13h às 16h e das 19h às 23h
Domingo das 13h às 17h.

Como na casa de grandes amigos: o estacionamento é cortesia.

Capacidade: 56 lugares. Wi-fi. Acesso para cadeirante


Capim Santo

Sou fã do restaurante Capim Santo e da chef Morena Leite  aqui, em Trancoso ou em Marte!

Tem cerca de 30% do menu dedicado a pratos veganos. Entre os grandes sucessos da chef, destaque para os anéis de coco com rúcula, nhoque de mandioquinha e o linguado recheado de pupunha e purê de banana da terra.

Restaurante Capim Santo

Avenida Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
(Museu da Casa Brasileira – MCB).

Horário de funcionamento:
terça a domingo, das 10h às 18h.
Delivery - terça a sexta, das 11h às 15h;
sábados e domingos, das 10h às 16h.

Tel: 11 3032-2277. Whatsapp: 11 98189-0082.

Instagram: @restaurantecapimsanto


Banzeiro SP

Restaurante Bib Gourmand, do Guia Michelin, o Banzeiro SP, do chef Felipe Schaedler, é referência em gastronomia amazônica. O cardápio conta com pratos como a banda de tambaqui na brasa, o pato no tucupi e o pirarucu amazônico.

Amazônia em Sampa sob o talento do Felipe, imperdível!

Banzeiro

Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi, São Paulo.

Horário de funcionamento:
Almoço - terça a sexta, das 12h às 15hh30;
sábado e domingo,das 12h às 16h30.
Jantar - terça a sexta, das 19h às 23h30;
sábado, das 19h à 0h.

Tel.: 11 2501-4777 /11 93235-7003

Instagram: @banzeirosp


Kotori 

Kotori significa pássaro em japonês e foi essa a palavra escolhida por Thiago Bañares (também à frente do Tan Tan) para batizar seu mais recente empreendimento. Na nova casa, o chef quer difundir a cultura dos yakitori-yas, restaurantes japoneses descontraídos, nos quais os espetos de frango preparados na brasa são as grandes estrelas. Para abastecer sua churrasqueira, Thiago escolheu trabalhar com frangos orgânicos de origem controlada, criados soltos sem hormônios e com alimentação natural, livre de transgênicos. A cozinha envidraçada deixa à vista dos clientes o preparo dos yakitoris, feitos em espetos de bambu na churrasqueira de 1,80m de comprimento. De lá saem, por exemplo, espetinhos de sobrecoxa com umê e shissô, de coração e de moela, além de boas opções vegetarianas. A trilha e o som das conversas animadas completam a atmosfera informal, que convida os clientes a provarem sem pressa receitas japonesas tradicionais, com execução precisa e apresentação cuidadosa. Para brindar, o bar explora os Highballs, coquetéis leves e refrescantes muito presentes nas casas do gênero no Japão.

O serviço leve, descontraído e bem informado dá o tom da experiência que impressiona também pelo ambiente: um salão amplo, de pé-direito duplo, um belíssimo projeto do Coletivo de Arquitetos.


Mila

Uma osteria provocadora, descontraída e sem regras. Para exaltar tradições e, também, quebrá-las. Para concretizar o sonho do jovem restaurateur Tito Paolone (ex-Eataly e Grupo St Marché) de acolher, servir e receber. Um espaço livre de formalidades, que preza pela diversão e boa comida. Sob o comando do chef Pedro Pineda (ex-Beverino), a cozinha homenageia a cultura alimentar da Itália, incorporando as diversas influências que São Paulo, enquanto cidade cosmopolita, possui. As receitas experimentais e autênticas valorizam ingredientes sazonais e de pequenos produtores. Dentre os Bocatitos, que abrem o cardápio, destacam-se sugestões como Ribeye tonnato, servido em finas fatias com molho à base de atum, anchovas, carne e alcaparras. Chamadas de neo napolitanas, as pizzas de fermentação lenta, assadas no calor da lenha, aparecem com três bases italianas clássicas: bianca (branca) – com base de creme, iogurte ou queijo fresco, como ricota –, verde – com molho a base de ervas, como o pesto – e rossa (vermelho).


Crime Pastry Shop

Pit stop obrigatório é na Crime Pastry Shop, a confeitaria do chef Rafael Protti. Depois de uma longa e proveitosa estadia na capital francesa ao lado de mestres da confeitaria, Rafael Protti inaugurou sua primeira confeitaria na Vila Madalena em SP. Como era de se esperar arrebatou os prêmios de melhor confeitaria e confeiteiro pela VejaSP.

Sou apaixonada pelo trabalho do Rafael e os meus favoritos da vez na Crime são a Banoffee, Cruffin de doce de leite e lógico o clássico e estonteante Mil Folhas com creme de baunilha, super crocante e devidamente caramelizado. 

Crime Pastry Shop

R. Simão Álvares, 1031 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05417-030 11) 3031-9929

Instagram: @crimepastryshop


Café Zinn 

Marca de cafés introduz na vida dos brasileiros blends especiais próprios de forma simples e acessível 

No Café Zinn, cafeteria afetiva da empresária Daniela Coelho, terceira geração de uma tradicional família cafeicultora de Minas Gerais, o café de qualidade é coisa séria. 

 Com blends exclusivos de produção própria no Sul de Minas, o Café Zinn, propõe um ritual cafezístico completo, para nunca faltar café eseacial no dia-a-dia dos brasileiros. 

A ideia une praticidade e sustentabilidade, além de introduzir na vida dos paulistas os cafés especiais. Entre as sugestões de blends da marca: o Zinn Afago, com notas de pistache e limão sciliano; o Zinn Magia, com notas de caju e caramelo; e o Zinn Bourbon, aroma marcante com notas de chocolate e nozes. Após a escolha dos blends, o cliente pode optar pelos métodos: coado V60, aeropress ou prensa francesa (R$12 - coado). O tumbler mantém a temperatura da bebida por até 12h . 

Café Zinn 

Rua Haddock Lobo, 1574

Instagram: @ocafezinn

Leia mais