Na fronteira com o infinito, o Poleiro de Kassandra e Bruno
Uma cafeteria distante dos grandes centros, dois chefs de cozinha consolidados e uma proposta irresistível e saborosa para viajar com o paladar.
Kassandra Barum tem 33 anos e já percorreu o Rio Grande do Sul braseando carnes na fronteira, assando pães e doces, chefiando a cozinha e assessorando chefs em grandes casas de Porto Alegre. Estudou Gastronomia em Pelotas, onde nasceu, e lá também fez parte da equipe do Chu, restaurante que foi ícone da gastronomia local até encerrar atividades. Essa chef corajosa e cheia de talentos foi pequena para São Luiz Gonzaga, uma simpática cidade que compõe a região das Missões, no noroeste do Estado, onde agora inaugura o Poleiro, entre os 35 mil habitantes do município. Poleiro, pra quem não sabe, é onde as aves descansam dos voos pelo mundo — o pouso.
A fachada do Poleiro, em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul (foto Amanda Rosa)
Com a cafeteria, Kassandra começa uma nova jornada. O chef Bruno Celente está com ela na empreitada, é sócio no projeto — os dois trabalharam juntos em várias cozinhas por onde passaram. Bruno é graduado em Gastronomia e também construiu uma carreira sólida, comandando cozinhas de renome no Rio Grande do Sul, fora do Estado e, mais recentemente, fora do país. Ele foi chef de cozinha em casas do grupo 20Barra9, em Porto Alegre, onde conquistou o prêmio de Chef Revelação em 2022.
Os sócios do Poleiro: Bruno Celente e Kassandra Barum (foto Amanda Rosa)
Os dois agora estão a mais de 500 km da capital gaúcha, próximos à Argentina, na região das Missões, conhecida pelas ruínas jesuítico-guarani, que compõem um cenário espetacular com a paisagem natural. Tudo se mistura: o verde das coxilhas com os extensos campos cortados pelo silêncio dos ventos. Lá estão a memória e a história dos povos indígenas, a cultura exposta na arquitetura barroca remanescente nas pequenas cidades e vilas.
A mesa farta e a paisagem das Missões na janela do Poleiro (foto Auryn)
A ideia de sair do roteiro concorrido dos restaurantes nos grandes centros é um sonho que fascina e ao mesmo tempo desafia os profissionais no dia a dia da gastronomia. O desejo, muitas vezes, é de paz e uma vida com mais qualidade fazendo o que gosta na cozinha. Estar próximo do produto e produtores também é parte do projeto imaginado. Nomes famosos da gastronomia mundial estabeleceram fama e sucesso distantes do arerê em que vivem os restaurantes, a crítica, os influencers, os seguidores com mais fome de novidades do que apetite pela comida confortável e saborosa. E mobilizaram os gourmets viajantes a irem até onde estão. Assim foi com os espanhóis da costa basca, com italianos pela bota abaixo e adentro, americanos além de New York, Miami, San Francisco, só para citar alguns.
O café especial, pães de queijo, madeleines e a atmosfera de aconchego do Poleiro (foto Auryn)
Kassandra consolidou seu estilo na confeitaria, com bolos, doces, tortas, folhados de sofisticada viennoiserie, pães e chocolateria que só de lembrar fico com desejo. Confeiteira das casas em Porto Alegre onde assino cardápio, tive a oportunidade de estar próxima a ela e Bruno e de provar sua gastronomia de extremo capricho e conforto. Bolos para café que iniciam uma conversa, madeleines que sussurram segredos, fofas e delicadas. No Poleiro, o ritmo é esse, o das fornadas: uma hora os pães, logo mais o perfume do café — escolhido a dedo entre as excelentes torrefações de especiais que existem no Rio Grande do Sul —, cookies chocolatudos, sanduíches em pães de fermentação natural, quiches, uma torta folheada com doce de leite que é de comer rezando. O clima convida.
A torta Rogel, no estilo uruguaio, com muito doce de leite (foto Auryn)
A paz que buscaram nessa migração escolhida está lá, na paisagem, no compasso harmonioso da São Luiz Gonzaga rio-grandense. E o burburinho no Poleiro já começou, antes mesmo de inaugurar: atendendo pedidos e vendendo as fornadas do dia, o movimento é grande. Ao abrir as portas, no dia 19 de agosto, o Poleiro de Kassandra e Bruno vai trazer novas histórias para a região encantada, garanto!